Ana Gauna

MEUS ARTIGOS


O FUTURO É HOJE E NÓS JÁ ESTAMOS VIVENDO NELE


O futuro é hoje, nós todos já estamos vivendo nele. Com o século 21, o mundo mudou a sua maneira de comunicação, seja com os colegas no ambiente de trabalho, seja entre os amigos e familiares

Ainda hoje, me surpreende a grande quantidade de pessoas que usam um celular smartphone diariamente, e não entendem que ele hoje em dia é um tipo de computador. Seja um celular tipo o iPhone da Apple ou tipo o Android do Google.

Uso email tem vários anos, desde que a internet existe no Brasil. Conversar por email é algo muito normal para mim, uso tem vários anos. Me surpreende pessoas que não utilizam o email na sua comunicação do dia a dia. Me surpreende pessoas que não usam o Skype da Microsoft ou o Hangout do Google para conversar em grupo. Hoje em dia até o Facebook criou um meio dos usuários criar um grupo para conversação online. E conversar em grupo também se consegue pelo WhatsApp do Facebook.

Hoje em dia a maioria das pessoas estão online na internet pelo celular. Marcar reuniões presenciais pessoais de colegas de trabalho, ou de parentes, ou de amigos, é algo que já está ficando raro de acontecer, a cada ano que passa.

Sabem quando foi que o mundo mudou? Foi quando a Apple criou o Iphone, a Microsoft criou o Windows Phone e o Google criou o Android para funcionar nos celulares e tablets. Aos poucos, a cada ano que passava mais e mais pessoas ficaram online na internet usando um celular. Os primeiros celulares smartphones eram muito caros, hoje em dia os celulares smartphones são bem mais baratos e acessíveis a todas as pessoas. Com isso o mundo mudou, a forma das pessoas se comunicarem mudou, a comunicação em celular passou a ser online na internet.

A Intel fabrica processadores para computador e processadores para celulares. Com isso o celular hoje em dia, ele é um computador, e ele também deve usar um antivírus.

Quase tudo de informação se encontra fácil na internet, e se consegue resolver pela internet. Os serviços do Governo vários existem na internet e estão a disposição gratuitamente para o Cidadão usar.

Esqueceu de pagar o IPTU? Se consegue emitir a segunda via do boleto bancário do IPTU do Rio de Janeiro em http://www2.rio.rj.gov.br/smf/iptu2v/default.asp ou o IPTU de São Paulo em http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/financas/servicos/iptu/index.php?p=2452 , ambos pela internet, basta apenas acessar o website da Prefeitura.

Já se consegue consultar as notas fiscais emitidas no Rio de Janeiro em https://notacarioca.rio.gov.br/senhaweb/login.aspx?ReturnUrl=%2ftomador%2fcontacarioca%2fconsultas.aspx e as notas fiscais emitidas em São Paulo em https://nfe.prefeitura.sp.gov.br/login.aspx?ReturnUrl=%2ftomador%2ftomador.aspx , ambos estão disponíveis na internet para o Cidadão consultar gratuitamente.

A Previdência Social (INSS) já colocou todos os seus serviços online na internet a disposição do Cidadão em http://previdenciasocial.gov.br/servicos-ao-cidadao/todos-os-servicos/

O Ministério da Educação já colocou online na internet à disposição do Cidadão, um meio de poder fazer sugestões ou reclamações em http://mec.cube.callsp.inf.br/auth-web/login?redirect_uri=http%3A%2F%2Fmec.cube.callsp.inf.br%2Fauto-atendimento%2Fauth-callback&token_aplicacao=e3lhqm5iVYbcOEfxMMvpBw&balcao_redirect_uri=%2Fauto-atendimento%2F

O agendamento de Seguro Desemprego atualmente é feito pela internet em http://saa.mte.gov.br/

Aos poucos, a cada ano que passa, o Governo está colocando todos os seus serviços para funcionarem online na internet.

Para se achar uma informação na internet as pessoas tem que saber o endereço http do website que contém a informação, e quando não sabem o endereço http, para achar ele só se precisa fazer um filtro (busca). Não sabe como fazer um filtro? É fácil, basta colocar as palavras ou a frase que deseja pesquisar entre aspas, e escrever na busca do Google, na busca do Bing da Microsoft, ou na busca do Yahoo (que é da Intel o fabricante do processador do computador e do processador do celular), que a informação é filtrada, selecionada e organizada, para somente mostrar exatamente o que se está procurando.

O Gmail é do Google. Sabia que se colocar dentro dos Contatos do Gmail todos os telefones das pessoas com quem conversamos diariamente, essa informação irá aparecer dentro dos Contatos existente no seu celular Android? Se trocar o chip do celular, ou trocar de aparelho celular velho Android para um aparelho mais novo Android não se perderá os telefones existentes no aparelho celular?

O celular da Microsoft também funciona assim, de maneira semelhante, também se consegue colocar os nomes das pessoas e os telefones, dentro dos Contatos do Outlook (Hotmail), que essa informação irá aparecer dentro dos contatos do telefone da Microsoft. E do Skype que também é da Microsoft.

Sabia que já existe várias empresas de tecnologia dentro do facebook e linkedin, e usam diariamente para o trabalho? Que a maioria das agências de emprego estão funcionando online na internet? Que vários jornais e revistas publicam os seus artigos também na internet? O mundo mudou, o modo de se trabalhar mudou, porque hoje em dia tudo de informação está sendo colocado na internet.

Sabem qual é a era da informática que o século 21 está vivendo? Estamos na "Era da Tecnologia da Informação", ou seja, a informação tem que estar online na internet, organizada e atualizada à disposição das pessoas, mas de forma segura para todos. Esse é o futuro que está sendo feito por todos, pelo planeta inteiro, aos poucos. E a cada ano que passa, essa informação online só tende a aumentar cada vez mais, é o que começaram a chamar de Big Data atualmente. E para cuidar desse Big Data, hoje já estão criando o profissional chamado de Ciêntista de Dados nas Universidades. O Analista de Sistemas já é uma profissão do passado, do Século 20. Estamos no século 21, muita coisa mudou. O futuro já é hoje, estamos na era da informação.

Por Ana Mercedes Gauna
Publicado no Portal dos Administradores em 15/04/2015

OS PROGRAMAS ANTIVÍRUS EVOLUÍRAM COM O PASSAR DOS ANOS


Hoje em dia já se consegue instalar mais de 4 programas antivírus gratuito em um único computador

Desde a década de 80 sempre gostei de instalar nos meus computadores programas utilitários. Sempre me preocupei em instalar programas antivírus nos computadores que eu uso; nessa época os programas antivírus funcionavam em MS-DOS, e os mais populares eram o MCAFEE ANTIVÍRUS, NORTON ANTIVÍRUS e AVAST ANTIVÍRUS.

Com o passar dos anos usei várias versões grátis dos programas antivírus do AVAST, do AVG, da PANDA SECURITY, da LAVASOFT usei o AD-AWARE, o IOBIT MALWARE FIGHTER do ADVANCED SYSTEM CARE, o AVIRA, já testei o MICROSOFT SECURITY ESSENTIALS; usei várias versões pagas do NORTON ANTIVÍRUS e NORTON INTERNET SECURITY da SYMANTEC, e do MCAFEE ANTIVÍRUS.

No final da década de 90 comprei um notebook e um roteador wireless, e instalei uma rede sem fio em casa, poucos anos depois a SYMANTEC criou uma versão do NORTON ANTIVIRUS INTERNET SECURITY que notei detectou automaticamente tudo o que existe conectado dentro da minha rede wireless. Gostei muito dele fazer isso.

Em 2012 eu resolvi testar a versão do antivírus KASPERSKY INTERNET SECURITY, porque caixa dizia que ele tem proteção hibrida em nuvem. Gostei de usar o programa da KASPERKY e o programa gostou tanto de mim, que quando a assinatura de 1 ano terminou, ele não quis se desinstalar do meu computador, tive que formatar e reinstalar o sistema operacional e todos os meus programas favoritos novamente.

Na década de 80 se usavam programas em MS-DOS, na década de 90 se começou a usar os programas com versões em Windows, e somente um programa antivírus se conseguia instalar nos computadores, o programa recusava a instalação de um segundo programa antivírus no computador.

Nunca confiei em usar somente um programa antivírus instalado nos meus computadores, sempre procurei instalar um segundo programa antivírus no computador. Tentei instalar o segundo antivírus durante anos até que vi o AVAST e o AVG funcionarem em conjunto em 2012 em um dos meus computadores. Depois tentei instalar o PANDA SECURITY, terceiro programa antivírus até ele funcionar em conjunto. Depois tentei instalar o LAVASOFT AD-AWARE, quarto programa antivírus até ele funcionar em conjunto.

Atualmente já consegui instalar 5 programas antivírus em um único computador com sistema operacional Windows 7. Observei que trabalham em conjunto, quando um programa não encontra um vírus o outro captura e elimina, com isso a eficiência dos programas antivírus aumentou.

Por Ana Mercedes Gauna Publicado no Portal dos Administradores em 21/09/2014




GERAÇÃO SÉCULO 21


Deve-se dar aos filhos um pouco de segurança online, educar online com responsabilidade

Sou profissional de Tecnologia da Informação, com 27 anos de experiência. Tenho uma filha adolescente, que usa computador online na internet desde os 3 anos de idade. Tenho observado muito essa juventude de hoje crescer online nos últimos anos. Gostaria de dar algumas sugestões, que já utilizo tem anos com minha a filha.

Os pais devem tomar os seguintes cuidados com os filhos que usam a internet:

- Facebook - No perfil dos filhos no Facebook, devem se cadastrar como sendo o pai e a mãe, para poderem monitorar, e terem ciência de tudo o que os filhos publicam dentro da rede social. E procurar saber com os filhos, quem são as pessoas que estão adicionadas dentro do grupo de amigos dos filhos na rede social. Recomendar a não adicionar desconhecidos.

- Senhas - os pais devem sempre ter anotado qual é a senha que os filhos utilizam em email, em redes sociais, em websites, etc.

- Videogame - Hoje em dia observei que os videogames estão funcionando online em wireless; eles fazem login numa rede online, onde os adolescentes jogam online o jogo junto com outros adolescentes ou adultos. Os pais tem que criar um perfil no videogame para monitorar os filhos, saber com quem eles jogam videogame online.

- Internet - Os pais tem que tomar ciência de tudo o que os filhos fazem na internet. A internet é uma enorme rede de computadores online, por serem menores de idade, as crianças e os adolescentes não podem ser largados sozinhos num computador online na internet, sem a monitoração de um adulto.

Deve-se dar aos filhos um pouco de segurança online, educar online com responsabilidade. Os filhos tem que aceitar essa monitoração por parte dos pais desde bem pequenos.

Por Ana Mercedes Gauna
Publicado no Portal dos Administradores em 25/09/2014